RELATÓRIO ANUAL DE SUSTENTABILIDADE


(SO1, EC8) Na relação com a sociedade e no exercício de seu papel social, a Central Geradora Termelétrica Fortaleza S.A. busca uma atuação responsável e transparente para legitimar as ações entre seus públicos e ampliar a participação no esforço de desenvolvimento e na proteção dos Direitos Humanos. Esse preceito integra a política de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) comum às empresas da Endesa Geração Brasil, baseada na Declaração Universal dos Direitos Humanos e no Programa das Nações Unidas pelo Desenvolvimento (PNUD).

A termelétrica faz parte do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, a 60 quilômetros de Fortaleza, iniciativa que tem como meta o desenvolvimento socioeconômico do Ceará e do Nordeste.

Em 2007, destinou R$ 61,8 mil a vários projetos considerados importantes pelos funcionários e demais públicos de interesse da empresa, selecionando iniciativas alinhadas ao objetivo de inserção na comunidade e desenvolvimento do setor elétrico. Essas iniciativas beneficiaram 1,8 mil pessoas.

O alinhamento da política de ação social com as demandas da comunidade é considerado fundamental pela terméletrica, que usa diversas ferramentas para medir e avaliar a satisfação de seus públicos de interesse. Um desses instrumentos é a pesquisa Indicador de Líderes de Opinião (ILO Externo), realizada anualmente em consulta a formadores de opinião – como autoridades, legisladores e mídia. Em 2007, registrou aprovação de 8,6, ante índice de 7,6 no ano anterior.

Ao gerar energia, a Endesa Fortaleza aporta
à sociedade um bem indispensável ao
desenvolvimento econômico e social e ao
bem-estar das pessoas. Como integrante da
comunidade onde está presente, procura
manter-se atenta às necessidades sociais da
população do entorno, contribuindo para a
inclusão social e a criação de oportunidades
de crescimento.

Um dos canais de disseminação e viabilização da responsabilidade social é o Portal do Voluntário, instituído em 2007. Parte do programa Geração Solidária, que incentiva a atuação dos colaboradores em projetos sociais, o portal é uma ferramenta que possibilita aos funcionários fazer doações para entidades credenciadas por meio da Intranet.