RELATÓRIO ANUAL DE SUSTENTABILIDADE


Este é o segundo ano em que a Endesa Fortaleza alinha seu Relatório Anual às diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), que elaborou um modelo para padronizar as informações levando em conta a sustentabilidade das empresas.

Os indicadores apresentados neste documento fazem parte do GRI/ G3, versão lançada em outubro de 2006 para fortalecer os princípios e detalhar os protocolos técnicos para os indicadores de desempenho. A iniciativa integra a estratégia da empresa, que visa à criação de valor de toda a cadeia produtiva, de maneira socialmente justa, economicamente viável e ambientalmente correta.

As informações referem-se ao ano de 2007. O ciclo de relatórios é anual, e o mais recente foi publicado em maio de 2006. As práticas contábeis e as demonstrações financeiras seguem as normas adotadas no Brasil (BRGaap) e são auditadas – prática que não se estende aos indicadores de natureza socioambiental. O escopo, os limites e os processos de medição dos indicadores foram os mesmos de anos anteriores, abrangendo a unidade operacional da companhia, no Ceará, e a área administrativa, no Rio de Janeiro. Dados que foram revistos em relação ao ano anterior são apresentados nos itens alterados. (2.4, 3.1, 3.2, 3.3, 3.6, 3.7, 3.8, 3.9, 3.10, 3.11 e 3.13)

Na elaboração deste relatório, a Endesa Fortaleza seguiu as orientações da GRI e realizou a aplicação do teste de materialidade. Para a aplicação do teste, que contou com a orientação de consultoria externa, identificou representantes de grupos de stakeholders em seus públicos internos e externos. (3.5)

O processo de avaliação da relevância dos temas para a inclusão no relatório de sustentabilidade teve a participação de 43 pessoas, sendo 21 representantes do público interno e 22 do público externo. Os questionários com os temas foram respondidos internamente por cinco colaboradores de nível técnico e operacional e 16 representantes da alta direção da Endesa Fortaleza. A avaliação dos temas pelos públicos externos foi obtida por meio da participação de representantes dos seguintes stakeholders: fornecedores, clientes, analistas de mercado financeiro, parceiros, representantes do governo e agências reguladoras, comunidade e mídia.

Global Reporting Initiative (GRI)


É uma rede de ação global que conta com
a participação de diversas instituições de diferentes
setores de vários países. Sua missão é desenvolver
e disseminar diretrizes para a elaboração de relatórios
de sustentabilidade utilizadas voluntariamente por
empresas de todo o mundo. Nessa abordagem, são
considerados aspectos relacionados à sustentabilidade,
o que envolve as dimensões econômica, social
e ambiental das empresas.

Após a consolidação dos resultados dos públicos externos e internos, os temas foram submetidos à avaliação de representantes da diretoria da Empresa. Com base no direcionamento estratégico de comunicação, no planejamento da Endesa Fortaleza e nos princípios do Pacto Global, foi realizada a avaliação final da relevância desses temas e a consolidação da matriz de materialidade. A apresentação dessa matriz está disponível no Sumário GRI e Correlação com o Pacto Global, localizado na página 66 deste relatório.

Dessa maneira, reforça o seu compromisso com a transparência e respeito no diálogo estabelecido com todos os seus públicos estratégicos, apresentando os impactos econômicos, sociais e ambientais de suas atividades de acordo com a importância desses temas para a empresa e para todos aqueles que fazem parte de seu negócio. Um CD encartado ao final deste relatório traz vídeos de alguns projetos socioambientais das empresas de Geração da Endesa no Brasil. Por meio dos vídeos, a empresa pretende apresentar um breve retrato da realidade na qual está inserida e destacar depoimentos de representantes das comunidades.

Contatos para esclarecimentos sobre o conteúdo desta publicação podem ser feitos com Bonança Mouteira, da Diretoria de Relações Institucionais, Responsabilidade Social e Meio Ambiente da Endesa Brasil, pelos telefones (21) 2613-7954/3607-9500 ou e-mail bmouteira@endesabr.com.br. (3.4)