RELATÓRIO ANUAL DE SUSTENTABILIDADE


 

(1.1) A Endesa Fortaleza mostrou em 2007 a capacidade de vencer o desafio de estar disponível para o sistema elétrico nacional sempre que foi chamada para gerar energia. Em um desempenho que reflete excelência operacional e qualidade técnica, estivemos permanentemente alertas, com um índice de disponibilidade da usina de 97%, pois sabemos da importância de nosso trabalho para o desenvolvimento da Região Nordeste e, mais especificamente, do Estado do Ceará e do Complexo Industrial e Portuário do Pecém. É essa certeza que nos impulsiona a sempre trabalhar mais no aperfeiçoamento de nossa atuação. Em 2007, várias realizações marcaram a trajetória da termelétrica, com melhorias na área operacional e iniciativas para aumentar a segurança e a saúde ocupacional. Um dos destaques foi o investimento na construção de uma estação de pré-tratamento de água, que reduz o uso de produtos químicos, melhora a eficiência e incrementa a confiabilidade operacional.

A busca pela inovação e por soluções para melhorar a eficiência e reduzir os impactos ambientais faz parte do nosso dia-a-dia. O programa Innova, mantido pelas empresas integrantes da Endesa Geração Brasil, tem alto índice de participação e de aplicação das idéias apresentadas pelos colaboradores de Fortaleza. Em 2007, dois funcionários foram premiados, um com o primeiro lugar em nível nacional e outro com a terceira colocação no II Prêmio Novare Empleados, que abrange todas as unidades da Endesa no mundo e é realizado na Espanha.

Nossos colaboradores são permanentemente treinados para atender a todas as normas das certificações ISO 14001, que abrange o sistema de gestão ambiental, e OHSAS 18001, de segurança e saúde ocupacional. Os programas de capacitação técnica são constantes, de forma a promover o conhecimento e a autonomia dos profissionais.

Nossa preocupação vai além do quadro funcional e se estende à sociedade. Procuramos ter uma inserção positiva tanto ao participarmos de projetos sociais como no incentivo e acompanhamento das empresas que atuam como nossas fornecedoras, de forma a disseminar conceitos de qualidade, respeito ao meio ambiente e compromisso com a comunidade.

Além de fornecer um bem, a energia, indispensável para o desenvolvimento do País, temos a consciência de que nossa atuação precisa garantir a perenidade da empresa, e ela só é possível com base no tripé que une fatores econômicos, sociais e ambientais. Nosso agradecimento a todos que tornaram possível o bom desempenho de 2007.

Francisco Javier Bugallo Sánchez
Presidente do Conselho de Administração

Manuel Rigoberto Herrera Vargas
Diretor-geral