RELATÓRIO ANUAL DE SUSTENTABILIDADE


Para a Endesa Fortaleza, a proteção do meio ambiente é parte fundamental de sua estratégia e essencial para a perenidade do negócio. A empresa investe num processo de melhoria contínua e mantém mecanismo de prevenção a impactos ambientais por meio da adoção de novas tecnologias, da promoção de treinamento contínuo e da disseminação de comportamentos de prevenção entre colaboradores e comunidade. Além de proteger o entorno de sua unidade, a companhia busca disseminar os conceitos de preservação do meio ambiente e as informações sobre suas atividades na comunidade local, para que todos se comprometam com os cuidados com a natureza.

Alinhada ao compromisso de desenvolvimento sustentável, supera o cumprimento das exigências legais e mantém uma política ambiental orientada pela visão de ser uma referência na área de geração termelétrica. Seu Sistema de Gestão Ambiental obteve, em agosto de 2006, a certificação ISO 14001:2004, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com recertificação em 2007. Desde 2003, a empresa mantém uma Gerência de Meio Ambiente, responsável pelos aspectos práticos da operação dos negócios em relação ao tema. Em 2004, foi criado o Comitê de Meio Ambiente, encarregado de discutir, estabelecer e fiscalizar metas, iniciativas e políticas.

A preservação do meio ambiente está integrada na
gestão e na tomada de decisões da Endesa Fortaleza.
A empresa procura identificar, avaliar e reduzir os
impactos de suas atividades no meio ambiente, para
assegurar condições de vida e desenvolvimento das
gerações futuras.

POLÍTICA AMBIENTAL
  A CGTF – Central Geradora Termelétrica Fortaleza S.A, situada no município de Caucaia, Estado do Ceará, em sua visão de tornar-se referência ambiental na área de geração de energia termelétrica, em consonância com os Valores e com a Política de Sustentabilidade da Endesa, e demonstrando seu respeito aos clientes e à comunidade em geral, assume os seguintes compromissos:

  • Controlar e prevenir a poluição, otimizar a utilização de recursos energéticos, de água e de materiais em seus processos, por meio da adoção de soluções técnica e economicamente viáveis e de gerenciamento ambiental adequado;

  • Atender aos requisitos legais e aos outros compromissos firmados que se relacionem aos aspectos ambientais de suas atividades;

  • Melhorar continuamente seu Sistema de Gestão Ambiental, por meio:

(i) do estabelecimento de objetivos e metas ambientais, sua análise e revisão;

(ii) do envolvimento e conscientização de seus colaboradores e dos prestadores de serviços internos; e

(iii) da influência sobre os demais fornecedores para que atuem de forma ambientalmente responsável.