RELATÓRIO ANUAL DE SUSTENTABILIDADE

Os padrões de governança corporativa da Endesa Fortaleza estão em permanente evolução. Como integrante da Endesa, que negocia suas ações nas Bolsas de Valores de Madri e Nova York, a companhia se adequou aos requerimentos da lei norte-americana Sarbanes-Oxley, que estabelece avaliações anuais dos controles e procedimentos internos para a emissão de relatórios financeiros. A lei também estabelece que um auditor independente emita um relatório distinto do da empresa, determinação que mostra o compromisso da organização com a eficácia dos procedimentos executados para a emissão dos balanços financeiros.

O sistema de gestão de controles internos segue o modelo da matriz espanhola, baseado no Comitee of Sponsoring Organizations (COSO), que define o relacionamento entre os diversos órgãos que compõem a estrutura de elaboração dos demonstrativos financeiros. Segundo o COSO, os riscos de cada área devem ter relação direta com os objetivos estabelecidos. Dessa forma, a companhia possui uma metodologia para a avaliação de riscos e seus processos de controle e monitoramento são auditados internamente.

A Assembléia Geral e o Conselho de Administração estimulam a adoção de diretrizes e indicadores que promovam os Sete Compromissos para um Desenvolvimento Sustentável da Endesa. Dessa forma, acompanha a evolução de seu desempenho nos aspectos econômico, social e ambiental. Todas as áreas da estrutura organizacional são responsáveis por transformar os conceitos em ações integradas às suas atividades. (4.9)

A empresa mantém diversas publicações internas nas quais aborda a ética e a integridade corporativa, como o Código de Ética, elaborado de forma participativa em 2006, comum às empresas de Geração da Endesa no Brasil. O documento, fundamental para o aprimoramento das práticas de governança corporativa, difunde os princípios que devem ser adotados pelos colaboradores em relação à conduta ética, ao profissionalismo e à confidencialidade. Dispõe também de mecanismos de participação ativa para manter o diálogo constante com seus acionistas. (4.4)

Transparência e ética determinam o
relacionamento da Endesa Fortaleza com todos
os seus públicos interessados – acionistas, clientes,
colaboradores, parceiros, governo e sociedade.

A empresa apresenta as demonstrações
econômico-financeiras e os planos estratégicos
baseada no princípio de ampla divulgação.

CANAIS DE INFORMAÇÃO CANAIS DE PARTICIPAÇÃO
Website Intranet
Demonstrações financeiras auditadas Teleconferências e audioconferências
Relatórios econômico-financeiros mensais Correio eletrônico
Orçamentos anuais de médio e longo prazos, bem como suas revisões Reuniões do Conselho de Administração
Sistema de gestão R/3-SAP (SIE2000a) Reunião dos representantes dos acionistas com os gestores da empresa
Revista Endesa América Visitas dos acionistas e/ou seus representantes às unidades de negócios
Relatórios periódicos dos departamentos jurídico, financeiro, PyC e outros Correio eletrônico
Relatórios de mercado, para eventuais captações de recursos financeiros  
Relatório Anual Publicado em jornais de grande circulação
Informações financeiras trimestrais  
Relatório mensal de fatos relevantes