RELATÓRIO ANUAL DE SUSTENTABILIDADE


 

(4.12) Desde 2005, os negócios da Endesa Fortaleza são pautados pelos Sete Compromissos para um Desenvolvimento Sustentável, assumidos pela Endesa. Eles têm norteado seus planos estratégicos, assim como sua Visão, Missão e seus Valores Corporativos, e fundamentam o comportamento da empresa para um desenvolvimento sustentável. Esses compromissos encontram-se plenamente integrados ao cotidiano da empresa e são submetidos permanentemente a revisões por parte da Direção Executiva e de todos os que participam de sua aplicação.

PACTO GLOBAL

A Endesa Fortaleza subscreveu, em 2006, o Pacto Global. Essa iniciativa foi lançada em 1999 pelo então secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan, para que empresas de todo o mundo adotassem práticas de responsabilidade social. O objetivo do Pacto Global é a construção de uma economia global mais sustentável e inclusiva, com base em dez princípios, nas áreas de direitos humanos, direitos do trabalho, proteção ambiental e práticas anticorrupção. (4.12)

Outro compromisso assumido é com os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio, que integram uma declaração aprovada pelas Nações Unidas em setembro de 2000 e subscrita por 191 países, entre eles o Brasil. São oito objetivos a serem atingidos até 2015, por meio de ações concretas do governo e da sociedade. É também nesse sentido que a empresa alinha suas iniciativas sociais e ambientais.

Para avaliar a evolução desses compromissos, a empresa adota os indicadores de desempenho propostos pela Global Reporting Initiative (GRI) e pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, além dos indicadores do Balanço Social do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase).

No acompanhamento desses indicadores atuam comitês, como o de Meio Ambiente, e auditorias internas e externas que atestam tanto a conformidade com a legislação quanto o cumprimento das exigências das certificações OHSAS 18001, de saúde e segurança ocupacional, e ISO 14001, de sistemas de gestão ambiental.

Os 10 princípios do Pacto Global

Princípios de Direitos Humanos
1. Respeitar e proteger os direitos humanos;
2. Impedir violações de direitos humanos.

Princípios de Direitos do Trabalho
3. Apoiar a liberdade de associação no trabalho;
4. Abolir o trabalho forçado;
5. Abolir o trabalho infantil;
6. Eliminar a discriminação no ambiente de trabalho.

Princípios de Proteção Ambiental
7. Apoiar uma abordagem preventiva aos desafiosambientais;
8. Promover a responsabilidade ambiental;
9. Encorajar tecnologias que não agridem o meio ambiente.

Princípio contra a Corrupção
10. Combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e suborno.