RELATÓRIO ANUAL DE SUSTENTABILIDADE


A Endesa Fortaleza segue todos os programas corporativos da Geração Brasil, cumpre toda a legislação trabalhista, os princípios da Declaração Universal dos Direitos do Homem e as normas da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Em 2007, obteve a certificação OHSAS 18001, que avalia a saúde e a segurança ocupacional, e manteve programas de treinamento para fortalecer suas normas e transformá-las num processo rotineiro que integre o dia-a-dia das operações.

Os cuidados com a qualidade de vida dos funcionários são constantes e rigorosos, incluindo o acompanhamento de suas condições de saúde por meio de exames periódicos, assessoria individual de nutricionista e refeitório com opção de alimentação light.

A gestão participativa é um dos princípios que norteiam as políticas de pessoal da termelétrica. Um exemplo é o programa interno Amigos da Segurança e do Meio Ambiente, em que todos os funcionários são incentivados a propor melhorias e soluções para a usina. Todos os projetos a serem aplicados em 2008 foram criados a partir das idéias enviadas, que depois são discutidas, aperfeiçoadas e transformadas em um plano de ação com orçamento definido.

Em 2007 a Endesa Fortaleza também aplicou o método Balanced Scorecard, em que os funcionários participam de grupos de discussão e trabalho para ajudar a definir áreas de ação e prioridades para executar os planos estratégicos com sucesso.

A Endesa Fortaleza assume como inerente ao bom
resultado dos negócios a criação de condições
adequadas e seguras de trabalho, oferecendo aos
colaboradores oportunidades de desenvolvimento
pessoal e ascensão profissional sem discriminações
de qualquer espécie – em particular de gênero, cor,
idade, nacionalidade ou crenças. E espera que os
colaboradores dêem o melhor de si na construção
dos resultados da empresa.