RELATÓRIO ANUAL DE SUSTENTABILIDADE


Acionistas

Gestão de Riscos (1.2)

A política de gestão de riscos da Central Geradora Termelétrica Fortaleza S.A. busca minimizar sua exposição a eventos que possam trazer impactos negativos aos resultados. Uma série de manuais de gerenciamento de crise foi lançada em 2007 pela Endesa Geração Brasil como forma de ampliar a capacidade de as empresas Endesa enfrentarem fatores adversos aos negócios. Eles abordam temas técnicos, operacionais, ambientais, jurídicos, de comunicação e do fato com a definição de medidas internas que devem ser adotadas em cada situação. Todos os colaboradores afetados tiveram acesso a essas publicações.

Os principais riscos identificados nas operações da companhia são:

Regulatório – O negócio de geração de energia está sujeito a obrigações definidas nos contratos assinados com o governo federal e com a estrutura responsável pela regulamentação do setor energético brasileiro. As atividades são reguladas e fiscalizadas pela Aneel, vinculada ao Ministério de Minas e Energias. A atividade desenvolvida pela Endesa Fortaleza é qualificada como Produtor Independente de Energia (PIE), cuja autorização e obrigações estão definidas na Resolução Aneel n° 433/01.

Financeiros – A gestão dos ativos e passivos financeiros de cada empresa da Endesa Geração Brasil busca otimizar o custo de capital de longo prazo e preservar níveis adequados de liquidez e segurança, além de reduzir a volatilidade dos fluxos de caixa, agregando valor às companhias. A identificação dos resultados envolve simulações e análises desses fluxos, com a contratação de instrumentos derivativos para minimizar impactos de variações de juros e câmbio. Os riscos de crédito de clientes e fornecedores são controlados por meio de análises da sustentabilidade dessas empresas em curto e longo prazo.

Meio Ambiente – O compromisso com o meio ambiente integra a estratégia de gestão da companhia, sendo a atuação orientada por uma Política de Sustentabilidade. Em sua operação, a empresa utiliza gás natural para gerar energia, por meio de tecnologia de ponta baseada em um ciclo combinado de gás e vapor, com reduzido impacto ambiental e baixo volume de emissões atmosféricas quando comparado a outras tecnologias termelétricas. A Endesa Fortaleza adota o Princípio da Precaução, que prevê medidas para conter danos ao ambiente e à saúde humana. (4.11)

Em 2007, a empresa foi recertificada pela norma ISO 14001, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que reconhece um sistema de gestão de qualidade nos aspectos referentes ao meio ambiente. Um Comitê de Meio Ambiente, integrado pelas três empresas da Endesa Geração Brasil – Fortaleza, Cachoeira e Cien –, é responsável por auxiliar nas decisões sobre procedimentos de monitoramento e minimização de impactos das operações. Para assegurar padrões de excelência ambiental, é incentivada entre os colaboradores a atitude de autoproteção no trabalho diário.

Operacional – Um sistema de vistorias internas, com avaliações periódicas de todas as atividades, identifica os riscos e a eficácia dos controles. Isso permite a execução de planos de ação específicos para prevenir perdas inesperadas e aprimorar as operações. Investimentos constantes em sistemas de controle, automação e proteção buscam manter índices excelentes de operação. Exemplo disso é a instalação do transformador reserva, que garante equipamento em condições de uso, funcionando como backup.

Seguros – A Fortaleza mantém apólices de seguro para todos os seus ativos que protegem a empresa contra riscos e desastres. Todos os funcionários estão cobertos pelo seguro de vida.

Endesa Fortaleza