RELATÓRIO ANUAL DE SUSTENTABILIDADE


Pessoas

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

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Um dos Valores que regem a atuação da Ampla é o Foco nas Pessoas. Por isso, valoriza o talento de seus profissionais e cria oportunidades para que novos conhecimentos, habilidades e atitudes sejam adquiridos e aplicados no dia-a-dia das atividades. Para isso, mantém uma política de Educação, Treinamento e Desenvolvimento que visa à qualificação, à formação e ao aperfeiçoamento dos profissionais. Também busca desenvolver pessoas que ajudem a viabilizar sua estratégia e incentiva o espírito de equipe em busca de resultados comuns. A empresa estimula seus colaboradores a ter atitude de “Donos do Negócio”.

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Para gerir a carreira de seus funcionários, a Ampla utiliza a prática da Gestão por Competências e conta com o Mapa de Carreira, instrumento utilizado para identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria nas competências técnicas e comportamentais, requeridas para cada função/área e que podem ser aplicadas nas pessoas e/ou nas equipes. Regularmente, 100% dos funcionários recebem análises de desempenho (feedbacks) e de desenvolvimento de carreira por meio do Mapa e de outras ferramentas utilizadas pelas várias diretorias.

ampla

Com base nas necessidades de desenvolvimento identificadas, são estruturados programas corporativos ou individuais para as lideranças, como Programa de Desenvolvimento de Lideranças, Coaching, Job Rotation e MBA em Gestão de Negócios. Regularmente também são realizadas ações que têm como objetivo envolver o maior número de pessoas e gerar resultados rápidos e eficazes. Dentre os programas, destacam-se: Projeto Sombra, Diretores no Campo, Diretoria Itinerante, Programa Boas-Vindas, Encontro de Diretivos, Semear Talentos (programa de estágio), capacitação profissional e treinamento, oficinas de carreira e recrutamento interno.

Também são estabelecidas parcerias com conceituadas instituições acadêmicas e consultorias de treinamento e desenvolvimento para estruturação de programas que atendam às demandas específicas do seu negócio. Em 2007, 220 funcionários da empresa freqüentaram cursos de graduação, especialização, pós-graduação, MBA ou mestrado em importantes instituições nacionais, como UFRJ (Coppead), UFF, UGF, Ibmec, Unig, ESPM, etc. Em parceria com o Ibmec, foi construído um MBA sob medida paro o negócio da Ampla. A pós-graduação amplia e potencializa a visão de negócio dos funcionários que fazem o curso.

No decorrer de 2007, foram investidos R$ 2,6 milhões em atividades de capacitação profissional, proporcionando 188 mil horas de treinamento, o que representa uma média anual de 135 horas por empregado.

NÚMERO DE HORAS DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL POR EMPREGADO/ANO
2005
2006
2007
44
156
135


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MÉDIA DE HORAS DE TREINAMENTO POR CATEGORIA FUNCIONAL
CATEGORIA FUNCIONAL 2006 2007
Administrativo HORAS HORAS EMPREGADO HORAS HORAS EMPREGADO
Nível técnico 0 0 1.066 7
Gerentes e supervisores 61.148 100 135.034 224
Produção 65.764 626 18.839 222
Profissionais 0 0 44 4
(ex.: engenheiro, advogado) 89.719 188 29.441 58
Diretoria N/D N/D 3.957 180

Obs.: Os executivos são considerados como diretoria, pois o controle é feito separando executivos das lideranças logo abaixo deles.

AÇÕES INSTITUCIONAIS DE DESENVOLVIMENTO
PROJETOS DESCRIÇÃO PÚBLICO-ALVO FREQUÊNCIA INÍCIO BENEFICIADOS EM 2007
Coaching residencial Programa alinhado ao conceito de autodesenvolvimento e à visão de carreira cujo
objetivo é oferecer às lideranças orientação dirigida e apoio para viabilização de seus
planos individuais de desenvolvimento.
Diretores, gerentes,
líderes e especialistas
1 hora semanal 2005 60 lideranças e profissionais-chaves
Orientação ao negócio
Programas direcionados à melhoria de processos, maior entendimento das funções de outros setores e de soluções para enfrentar os desafios do dia-a-dia.
Boas-vindas Projeto de integração que tem a finalidade de proporcionar aos recém-contratados um maior conhecimento da empresa, por meio de palestras e visitas Recém-admitidos Mensal, com carga horária de 20 horas 2005 77 novos colaboradores
Semear talentos O objetivo é colocar o estudante em contato com o mercado de trabalho, contribuindo para a complementação da sua formação acadêmica e desenvolvendo e estimulando a aquisição de competências. Estagiários Trimestral, com carga horária de 3 horas 2006 44 estagiários
Sombra - dupla de visitas Visa estreitar o relacionamento entre áreas e a prática dos valores corporativos, criando um maior entendimento das atividades e a busca de soluções para os desafios do dia-a-dia, por meio da vivência das atividades do colega. Colaboradores Mensal - com carga horária de 8 horas 2005 30 colaboradores de áreas operacionais
Encontro de diretivos Busca o alinhamento e a definição do plano estratégico. Os gestores se reúnem de seis em seis meses para discutir metas, fazer análises dos processos e preparar a Ampla para futuros desafios. Presidente, diretores, gerentes, líderes e especialistas Semestral, com carga horária de 20 horas 2003 125 gestores
Diretores no campo Proporciona aos diretores a vivência das atividades de campo. Permite que conheçam na prática as operações no dia-a-dia dos profissionais que trabalham nas ruas. Diretoria Semestral, com carga horária de 4 horas 2007 8 diretores
Diretoria itinerante O objetivo é aproximar a diretoria das localidades, levando um pouco do cotidiano de trabalho de funcionários da sede aos pólos operacionais. Presidente e diretores Mensal, com carga horária de 4 horas 2006 8 diretores
Job rotation Busca ampliar a análise estratégica da empresa, por meio de uma gestão diversificada. Consiste na rotação dos gestores por uma ou duas semanas. O gestor substituto assume as responsabilidades da nova área. A ação oferece uma visão abrangente sobre as diferentes áreas, por meio de situações que os gestores não dominam e para as quais precisam desenvolver novas habilidades e competências. Líderes de pólo e diretores Anual, com carga horária de 40 ou 80 horas 2006 20 gestores

Desenvolvimento de competências e redução de gaps

PROJETOS DESCRIÇÃO PÚBLICO-ALVO FREQUÊNCIA INÍCIO BENEFICIADOS EM 2007
Programa de idiomas Visa promover a qualificação do funcionário para o uso adequado do idioma no exercício de suas funções. A necessidade pelo curso é verificada no Mapa de Carreiras e professores são contratados para ministrar as aulas. São oferecidas aulas de língua espanhola, portuguesa e inglesa, segundo as necessidades profissionais de cada um. Funcionários Três anos, com carga horária de 8 horas mensais   90 colaboradores
Capacitação Técnica De acordo com a atividade, os empregados são desenvolvidos nas competências técnicas específicas (novos clientes, normalização, corte, leitura, inspeção, obras, manutenção e emergência). Colaboradores     407 colaboradores
Tecnólogo em distribuição de energia elétrica O objetivo é formar e preparar os profissionais para atender as necessidades do negócio. O curso é oferecido a funcionários aprovados no vestibular da Universidade Gama Filho e Unig e indicados pelos gestores. Técnicos e Administrativos Dois anos e meio, com carga horária de 2.400 horas   97 colaboradores
MBA em Gestão de Negócios Programa construído em parceria com o Ibmec Business School sob medida para o negócio da Ampla. A pós-graduação amplia e potencializa a visão do negócio, estimula a geração de novas idéias e traz melhores resultados para a empresa. Diretores, gerentes, líderes e especialistas Um ano, com carga horária de 368 horas   77 colaboradores
Programa de liderança Busca desenvolver de forma contínua as competências de liderança, transformando os gestores em líderes admirados por toda a organização. Líderes e especialistas que supervisionam equipes Um ano, com carga horária de 82 horas   77 lideranças
Segurança no trabalho – NR 10 (básico e complementar) Visa capacitar o funcionário para a instalação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e saúde do trabalhador que interage direta ou indiretamente em instalações elétricas e serviços com eletricidade. Técnicos e gestores de campo 80 horas   41 colaboradores próprios
Capacitação técnica, de acordo com a atividade. Desenvolve competência técnica específica da atividade exercida: Novos Clientes, Normalização, Corte, Leitura, Inspeção, Obras, Manutenção e Emergência. Técnicos, eletricistas de distribuição e leituristas Variável – entre 8 e 40 horas   707 colaboradores

Espaço de Desenvolvimento de Pessoas

Localizado na sede da empresa, o Espaço de Desenvolvimento de Pessoas foi criado para orientar e atender às necessidades dos empregados e deixa à disposição dos funcionários salas, recursos tecnológicos (TV, DVD, computador etc.) e uma biblioteca. Em 2007, o Espaço foi expandido para todas as localidades da área de concessão, com o programa denominado “Cada Pólo uma Escola”. O intuito é aprimorar as competências dos profissionais, indicando formas alternativas de busca de conhecimento e envolvendo o maior número de pessoas. Em outras oito localidades, também há espaços disponíveis para realização de treinamentos.

As ações desenvolvidas no espaço podem ser individualizadas ou de caráter massivo, internas ou apoiadas por instituições acadêmicas e consultorias de treinamento, indicadas pelo gestor ou proporcionadas pela própria Ampla. Tais ações são organizadas nos chamados Eixos de Desenvolvimento de Pessoas e agrupam temas diretamente relacionados à estratégia, aos planos e aos principais processos da companhia.