Português
 
Inglês
 
Espanhol
 
Conselho de Administração

Responsável pela definição da estratégia da companhia, aprovação de projetos de investimentos, planos de expansão ou reestruturação e do orçamento anual. Também elege os diretores-executivos e supervisiona os riscos ambientais e sociais.

O Conselho de Administração da Companhia, consoante o estatuto social aprovado na Assembleia Geral Extraordinária de 05/04/2006 é um órgão colegiado de funções deliberativas, constituído por, no mínimo cinco e no máximo de 11 membros efetivos. É formado atualmente pelo presidente, vice-presidente e quatro conselheiros, todos representantes de acionistas.
Exceto o presidente, que exerce exclusivamente essa função, os integrantes são executivos da Endesa, no Brasil ou no exterior. Não há conselheiros independentes, já que os conselheiros possuem vínculos financeiros com a organização. Os mandatos são de dois anos, permitida a eleição total ou parcial dos membros.
O Conselho de Administração reúne-se sempre que convocado pelo Presidente ou Vice-Presidente ou pela maioria dos seus membros, ou por solicitação da diretoria, quando os interesses sociais, assim o exigirem.
A atual composição do Conselho de Administração da Endesa Brasil S.A. é a seguinte:

Nome Cargo
Mario Fernando de Melo Santos Presidente
José Maria Calvo-Sotelo Ibánez-Martin Vice Presidente
Rafael Lopez Rueda Membro efetivo
Rafael Mateo Alcalá Membro efetivo
Ignácio Antoñanzas Alvear Membro efetivo
Antonio Basilio Pires de Carvalho e Albuquerque Membro efetivo

Mario Fernando de Melo Santos – Presidente – Nascido em Recife (PE), em 1938. Com formação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco, já atuou no Departamento Nacional de Combustíveis, do Ministério de Minas e Energia e na Eletrobrás. Também é membro do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico e do Comitê Consultivo da Comissão de Integração Energética Regional (Cier).

José Maria Calvo-Sotelo Ibánez-Martin – Vice-presidente – Licenciado em Ciências Físicas (1987), pela Universidade Complutense de Madri, e MBA (1993) pela Escola de Negócios da Universidade de Harvard. Ingressou na Endesa S.A. em 1997, como diretor de Planejamento e Finanças do negócio de diversificação e telecomunicações. Atualmente, é subdiretor-geral da Endesa Internacional S.A., instituição que engloba os negócios latino-americanos da Endesa, e também conselheiro da Endesa Chile.

Rafael Lopez Rueda – Membro efetivo - Nascido em Granada (Espanha), em 1957. Formado em Ciências Econômicas e Administração pela Universidade de Málaga e bacharel pela IESE – Universidade de Navarra, ambas na Espanha. Atua na Endesa desde 1997, quando assumiu o cargo de subdiretor-geral de negócios. É gerente-geral da Chilectra S.A. desde julho de 2003.

Rafael Mateo Alcalá – Membro efetivo - Nascido em Alcañiz (Espanha), em 1959. Graduado em Engenharia Industrial pela Universidade de Zaragoza (Espanha), em 1982, e pós-graduado em direção-geral de empresas pelo IESE e pelo INSEAD. Iniciou sua carreira na Endesa, onde ocupou várias posições. Desde setembro de 2005 é gerente-geral da Endesa Chile.

Ignácio Antoñanzas Alvear – Membro efetivo - É engenheiro de minas, com especialidade em energia e combustíveis, formado pela Universidade de Madri. Ingressou na Endesa S.A. em 1994, sendo subdiretor-geral de Estratégia entre 2003 e 2006. Atualmente é gerente-geral da Enersis S.A.

Endesa Brasil Ampla Coelce Endesa Es Endesa Geração Prátil
Mapa do Site