Português
 
Inglês
 
Espanhol
 
História

Maior empresa elétrica da Espanha e principal do setor privado no mercado de energia da América do Sul, a Endesa S.A iniciou suas operações no país em 1996 com a aquisição do controle da Ampla, então denominada Companhia de Eletricidade do Rio de Janeiro (Cerj), durante leilão de privatização. No ano seguinte, a empresa adquiriu a maior parte do capital da Centrais Elétricas Cachoeira Dourada, conhecida atualmente como Endesa Cachoeira. Naquele mesmo ano, foi fundada a Companhia de Interconexão Energética, Endesa Cien, que visava facilitar o comércio de energia entre Brasil e Argentina.

O crescimento das operações da Endesa no Brasil possibilitou a compra, em 1998, da Coelce, distribuidora de energia do Estado do Ceará. Em 2002, começaram as obras da Endesa Fortaleza, que iniciou sua operação comercial em dezembro de 2003. Todas as empresas foram reunidas na holding Endesa Brasil, em 2005.

A estrutura no país possibilitou agregar vantagens importantes para a operação brasileira da Endesa, especialmente sinergias operacionais e o fortalecimento da holding. Atualmente, o Brasil concentra 25% dos ativos da Endesa na América Latina.

A Endesa S.A atende mais de 23 milhões de clientes em países da Europa, América do Sul e África e atua nos mercados de eletricidade, gás, cogeração e energias renováveis, com instalações eólicas, pequenas centrais hidrelétricas, aproveitamento de resíduos e biomassa.

 

Endesa Brasil
Mapa do Site